Conheça a história do Ferro de Passar

Você já se perguntou qual é a história do Ferro de Passar Roupas? Aliás, já reparou que atualmente esse tipo de produto nem é feito de ferro? Então por quê leva esse nome?

Ter roupas bem passadas é uma preocupação que sempre existiu na civilização. Há documentos que indicam que os chineses podem ter sido os primeiros. Eles utilizavam uma panela de latão com brasa no interior e a manuseavam através de um cabo comprido.

No ocidente começou-se a usar um alisador de vidro, mármore ou madeira, que era usado a frio e empregava uma goma de amido, que não podia ser trabalhada a quente. Esse sistema foi usado até o século XV. No século XVII aparece o termo ferro de passar.

Os primeiros ferros de passar, como o próprio nome indica, eram fabricados na sua maioria de ferro, e eram aquecidos no fogo.

Posteriormente apareceram os ferros de passar ocos, os quais eram preenchidos com brasas, chamados também de ferros a carvão. No século XIX apareceram os ferros de passar de lavanderia, que eram aquecidos sobre fogões, até que começaram a ser aplicados outros métodos, como a água quente, gás ou álcool.

Em 6 de junho de 1882, o norte-americano Henrry W. Seely inventou e patenteou o primeiro ferro de passar elétrico. Apesar de o ferro elétrico ter sido uma ótima invenção, na época de seu lançamento ele não obteve o sucesso esperado, pois a maioria das residências daquela época não tinham energia elétrica, e as que contavam com esse recurso somente podiam usar o novo instrumento à noite, porque durante o dia as empresas de distribuição de energia suspendiam seu fornecimento à população. Para não alterar os hábitos da atividade doméstica, a população preferia continuar usando os mesmo recursos utilizados até então. Porém, com a melhoria no fornecimento de energia elétrica, o produto se tornou um eletrodoméstico indispensável em qualquer residência. No Brasil a nacionalização desse produto ocorreu somente durante a década de 1950, antes disso, o abastecimento do nosso mercado interno era feito através da importação.

Entre em contato conosco por aqui:

Telefones e Mensagens +55 (11) 3208-5808 / +55 (11) 2062-9944 Horário de atendimento – segunda à sexta das 7h30 às 17h30
E-mail – [email protected]

Até a próxima!

Equipe VPress